Nossa História

Nossa história

INÍCIO - 1955 – A CONGREGAÇÃO
No ano de 1955, o irmão João Peixoto Cardoso, funcionário público municipal, foi transferido de Vila de Inema onde residia e era membro da Igreja Batista Iesópolis, para trabalhar na sede do município, onde com a sua família e em sua própria casa, na avenida Paulista nº 306, bairro da Conquista, deu início às atividades de uma congregação da Igreja Batista Iesópolis, com sede em Inema, no Município de Ilhéus.
Ao longo do tempo, as famílias de Jaci e Oneci Santos, provenientes da Igreja Batista de Itajuípe, e de Gracindo e Almerinda Souza e Silva, vindos da Igreja Batista de Coaraci, achegaram-se à congregação com algumas outras famílias.

1958 – A IGREJA
A congregação cresceu rapidamente e no dia 05 de agosto de 1958 foi organizada em Igreja. Na ocasião foi dado o nome de Lindinópolis, o que significa Linda Cidade, em alusão à visão de João, narrada em Apocalipse capítulo 21. Este relato era sempre feito pelo Pastor Abílio Pereira Gomes que se tornou seu primeiro Pastor.

Foram dezenove, sendo 14 oriundos da igreja (mãe) Iesópolis e 5 de outras Igrejas Batistas, cujos nomes são: João Peixoto Cardoso; Adonias Oliveira Cardoso; Aderbal Santos Gomes; Abílio Pereira Gomes Filho; Débora Alice Miranda; Francisco Casemiro dos Santos; Jaci Santos; Norberta Santos de Menezes; Osório dos Santos; Oneci Santos; Sebastião Gomes; Serapião Alves da Fonseca; Valdolin Duarte Cardoso; Gracindo Vitoriano Silva e Almerinda Souza Silva, da Igreja Batista em Coaraci; Elípio Bispo de Tolentino e Cecília Souza de Tolentino da 1ª Igreja Batista em Ilhéus; Rosemiro Batista Nascimento, da Igreja Batista do Malhado, Ilhéus.

1959 – O TERRENO PARA CONSTRUÇÃO DO TEMPLO
Já em 1959, o funcionamento da igreja foi transferido para o local em que se encontra atualmente o templo.
 
EM 1960 – INÍCIO DA  CONSTRUÇÃO - “BARCAÇA”
No segundo aniversário de organização da Igreja, em 1960 que foi celebrado no terreno comprado, o templo era constituído de um barracão, conhecido como “barcaça” ou “barcacinha” porque sua estrutura lembrava as barcaças destinadas à secagem de cacau. Nesse evento esteve presente membros da Associação Batista Grapiunense.

FILIAÇÃO À CONVENÇÃO
Nos primeiros anos de fundação, a nova Igreja solicitou filiação à Convenção Batista Baiana, Convenção Batista Brasileira e Associação Batista Grapiunense.

Nas instalações ainda simples do templo, foi criada uma escola de ensino primário municipal, uma ideia do vereador Gerson de Souza Guerra. Essa escola recebeu o nome do primeiro pastor da IBL, Escola Abílio Pereira Gomes, e foi dirigida por Oneci Santos, membro da Igreja. Houve, também, a criação de uma biblioteca na Igreja e Adonias Oliveira Cardoso foi escolhido para ser o bibliotecário. Essas ações mostram que a Igreja desde o seu início sempre esteve em movimento e sua preocupação com a comunidade em que estava inserida.

1960 – A PRIMEIRA CONGREGAÇÃO
A primeira congregação da IBL nasceu em 1960, no bairro do Santo Antônio, zona rural de Ilhéus. Os responsáveis pela congregação foram Luiz Antônio e João Nicolau. Com quatro anos de vida, essa congregação ganhou um nome, Congregação Batista da Remissão.
Outro ponto de pregação foi instalado na casa de um membro, Raymundo Manoel.

1961 – A CONGREGAÇÃO DO COUTO
Foi implantado um ponto de pregação no Couto, zona rural de Ilhéus, e uma comissão foi montada responsabilizando-se pelo trabalho, contando com irmãos: Raymundo Manoel, João Peixoto Cardoso, Francisco Cassemiro Santos e João Farias Andrade.

1964 – CONGREGAÇÃO DA PRINCESA ISABEL
No período de 1964 a 1966, funcionou um ponto de pregação no bairro da Princesa Isabel que se transformou em congregação e foi instalada em uma casa alugada. O nome dado a essa congregação foi Congregação Batista Princesa, com reuniões às terças-feiras e aos domingos. A inauguração dessa Congregação foi patrocinada pela Igreja Batista Teosópolis de Itabuna.

 A IGREJA COM SEU PAPEL SOCIAL
A preocupação com a assistência social foi um traço marcante da IBL. No início do desenvolvimento da Igreja, os recursos eram escassos, mas o auxílio e a colaboração já existiam num cooperativismo.
Com o passar do tempo, por intermédio de João Cardoso Peixoto, foi conseguido junto a uma organização internacional dos Estados Unidos, o recebimento de alguns gêneros alimentícios como: leite, farinha de trigo, fubá de milho e óleo. Esses alimentos eram distribuídos entre os membros carentes da Igreja e as pessoas mais necessitadas da comunidade do bairro da Conquista.

1962 – AÇÃO BENEFICENTE
Foi criada uma caixa beneficente, com o intuito de auxiliar os necessitados, o nome da caixa ficou sendo Caixa Beneficente da Igreja Batista Lindinópolis, a pessoa escolhida para administrá-la teria autonomia quanto a utilização dos donativos da caixa.
 
O FEASE
O trabalho de assistência da Igreja foi se ampliando e, no período em que o pastor José Francisco de Araújo atuou na Igreja, surgiu o FEASE, uma organização que além de desenvolver atividades de assistência social, também promovia a realização de cursos profissionalizantes, como de sapateiro, de culinária, de carpintaria, de padaria, de corte e costura e datilografia. Com esses cursos, a Igreja visava dar aos membros e às pessoas da comunidade uma profissão, para que os mesmos fossem capacitados, e consequentemente, pudessem atuar no mercado de trabalho, podendo sustentar sua família dignamente.

A EVANGELIZAÇÃO ATRAVÉS DO PROGRAMA DE RÁDIO
 Outro meio utilizado para evangelizar a comunidade ilheense foi um programa de rádio com o nome Atalaias de Deus, na Rádio Jornal de Ilhéus. Esse programa tinha a duração de quinze minutos e era mantido financeiramente por um quadro de sócios da própria Igreja, sendo liderado por João Peixoto Cardoso.

CRIAÇÃO DO ESTATUTO
Foi na vigência administrativa do Pr. Apolônio Pereira Brito que, os Estatutos da Igreja, foram elaborados e registrados no Diário Oficial de Ilhéus, segundo a ata nº 85 da sessão regular.


 1967 – CRESCIMENTO DA JUVENTUDE
Com a presença do seminarista Abimael de Oliveira, que foi consagrado na Igreja no dia cinco de julho de 1967 (Ata do Concilio nº 105), houve crescimento do movimento de jovens, com o desenvolvimento da Mocidade, atuando ativamente no evangelismo, sendo a sociedade responsável pelos pontos de pregação durante esse período.

1968 – COMISSÃO DE ACONSELHAMENTO E VISITAÇÃO
Uma comissão foi organizada para visitar os membros, dialogando, aconselhando e buscando a reintegração ao rol de membros da Igreja. Essa comissão atuava desde a fundação, mas só passou a ser oficial a partir de 1968, com os membros: Alcênia Batista, Hildete Cardoso, Domingos Marcolino, Jorair Silva, Antônio Firmino e o pastor.

UMA IGREJA EM CRESCIMENTO
Mesmo ainda funcionando num pequeno templo, a igreja crescia em conhecimento da Palavra e investia na comunidade. Em 1974, houve a criação da Biblioteca da União dos Adultos, recebendo o nome de Pr. José Batista Palma, e logo depois foi aprovado o funcionamento da SECI – Sociedade Evangélica Cultural de Ilhéus nas dependências da Igreja, no salão anexo. Já em 1978, o referido salão foi cedido para o funcionamento de uma escola.

1977 – INVESTINDO EM CONHECIMENTO
Por um grande período, a igreja sempre convidava alguns seminaristas que estivessem concluindo o Curso de Teologia no Seminário do Norte, em Recife, para realizar conferências, trazendo conhecimento para a membresia.

1979 – EVANGELIZANDO
A Comissão de Evangelismo era responsável pela programação dos trabalhos, em auxílio à Igreja de Olivença, no primeiro domingo de cada mês. O acesso ao Distrito era realizado por estrada de barro, o que não impedia o avanço das atividades evangelísticas com organização de caravana.
Foi aprovada a ideia de Construção da Casa Pastoral, sendo relatado pela Comissão de Construção, a evolução da campanha em ritmo acelerado.

1979 – PRIMEIROS DIÁCONOS
Foram apresentados os requisitos específicos e eleitos os membros para composição do quadro diaconal: João Batista Herculano, Hildete Cardoso e Alcena Batista.

AMPLIAÇÃO DO TEMPLO
O sonho de ampliação do templo sempre aqueceu o coração da membresia da igreja e, em 1980, ocorreu o lançamento da Campanha do Tijolo para angariar fundos em prol da construção do novo templo. Em 1982, já havia registro da presença de 50 a 60 membros presentes às sessões da assembleia. Foi oficializado o Coral da Igreja com eleição da diretoria do Coral, e nomeada comissão para assistência social.

Houve também a decisão em providenciar um projeto de construção para o templo, bem como uma solicitação de empréstimo a ser formulada à Junta de Missões. Em poucos meses, foi recebida a correspondência da Comissão Predial aprovando o pedido de empréstimo pró construção do templo, com efetivação do mesmo a partir do ano seguinte.

Paralelamente, visando a modificação da sua estrutura física, foi autorizada a Campanha Pró construção do Muro com divisão em grupos: do cimento, da pedra, dos tijolos, da areia e da mão de obra.

INTERCÂMBIOS
Foram realizados intercâmbios com a Igreja Batista Bíblica Ebenezer de Vitória da Conquista em intercambio e com a Igreja Batista de Amaralina, de Salvador/Ba.
Em outubro/1987, foi comemorado o primeiro aniversário do Conjunto Gilleade, e eleita a comissão para reformas os estatutos da Igreja.

NOVEMBRO/1987
Foram instituídas três comissões para adquirir recursos para a Construção do Novo Templo ( 1ª – Realizar Alvos de Fé; 2ª Contatar autoridades, indústrias, Junta Executiva e irmãos nos Estados Unidos; 3ª Realizar eventos envolvendo crentes e não crentes – programado um churrasco para 1º/janeiro/1988.)
MARÇO/1988
A construção do novo templo foi feita em diversas etapas, com empréstimos solicitados junto à Comissão Predial e a realização de campanhas, como a Campanha “Amigos de Lindinópolis”; Campanha “Um dia de trabalho”, bem como a realização de cantinas próximas aos locais de votação, em razão das eleições de 15.novembro.1988; campanha: “Projetando o máximo para construirmos o melhor” por ocasião do aniversário da igreja.

AGOSTO/1988
Culto de gratidão a Deus pelo Trigésimo aniversário, sendo orador oficial Pr. José Francisco de Araújo.

ABRIL/1989
Havia eleição de representantes para as diversas reuniões da Convenção Batista Baiana. Eram realizados acampamentos ou retiros espirituais anualmente por ocasião do período carnavalesco, com a grande participação dos membros.

AGOSTO/1990
Registrado o agradecimento à Sociedade Feminina Missionária pelo almoço realizado em prol da construção.

MARÇO/1991
Decidido enviar ofício à Prefeitura solicitando um replanejamento da praça que fica em frente ao templo.

JULHO/1991
Formada comissão para rever o estatuto da igreja e elaborar o Regimento Interno com a finalidade de nortear seus bens imóveis, uso das dependências internas, uso de aparelhos eletrônicos, etc.
No final de 1991, a União de Jovens Casados e Unijovem organizaram a I Jornada Evangelística e foi lançada a campanha do Dízimo do 13º pró construção.

JANEIRO/1992
Motivo do culto: Festa das Primícias, agradecimento pelas conversões ocorridas na jornada evangelística e realização de batismos.

MAIO /1993
213 irmãos constituíam a membresia da igreja, revelando seu crescimento Aprovada a frente missionária do Alto da Tapera que funcionou até Julho/1995.

SETEMBRO/1993
Homologação do Programa Radiofônico da Rádio Santa Cruz, aos domingos das 7 às 8h.


AGOSTO/1994
Foi feita uma explanação sobre o Primeiro INTERLIND, sua estrutura e importância. O INTERLIND é um congresso interno realizado pela primeira vez em 1994 e que se repete a cada dois anos. É organizado com diversos palestrantes, que abordam temas voltados para crianças, adolescentes, jovens, adultos solteiros e casais, levando a reflexões baseadas na palavra para crescimento e amadurecimento da Igreja.

ABRIL/1995
Foi realizada a primeira viagem do Coro Adoração à Petrolina para apresentações musicais na 1ª Igreja Batista da cidade.

JUNHO/1995
Foi autorizada a criação de uma bolsa de Estudos que recebeu o nome de “Gracindo Silva”, em homenagem ao irmão fundador da igreja.

NOVEMBRO/1996
Realizado o primeiro culto no santuário do novo templo com a presença do grupo musical do Instituto Palavra da Vida – EMME de Atibaia – SP, apresentando dois musicais.


2001
A igreja celebrou convênio com o SENAC para implantação do Curso de Computação e está implantando o Projeto Semearte com vinte jovens cadastrados da comunidade, com parcerias com grupos da nossa igreja de coreografia, teatro, música e evangelismo.


AGOSTO/2002 – LIND VIVER
Iniciado o “Projeto Lind Viver”, onde eram realizadas atividades evangelísticas, de assistência social, recreativas, dentre outras. O projeto se desenvolveu de tal maneira que, em julho de 2003, foi criado o Instituto Lind Viver com a missão de “ser instrumento de Deus na restauração de famílias em comunidades vulneráveis, levando amor e conhecimento, visando a elevação da autoestima e o desenvolvimento humano, e as seguintes áreas de atuação: comunidades circunvizinhas à Igreja e suas congregações. A primeira comunidade assistida foi o Renascer, cujas famílias vulneráveis foram acompanhadas nas áreas de segurança alimentar, ações emergenciais, evangelismo, lazer de capacitação profissional.

Foram realizados dias de Ação Social com interação com a comunidade, e semanalmente são recebidas crianças, jovens e adultos para atendimentos pediátrico, psicológico, psicopedagógico e exames de vistas.

EVANGELISMO RURAL
A equipe de evangelismo rural realiza, desde 2000, visitas de forma quinzenal às localidades da zona rural de Ilhéus, como Acuípe (do Meio, de Baixo), Canabrava, Carobeira e Couto, com realização de cultos nas casas de famílias, reuniões ao ar livre em torno de árvores frondosas, e deste trabalho resultaram várias conversões, batismos e até a implantação da Congregação do Couto. Um trabalho de evangelização que vem rompendo a barreira do tempo e alcançando gerações com a graça maravilhosa de Jesus.

PROJETO “ VEM LOUVAR VERÃO”
Nascido no coração de Deus, com objetivo de gerar comunhão, alegria e evangelização, desde 2002, o Vem louvar Verão tem acontecido no mês de janeiro na Avenida Soares Lopes. Uma op-ção de lazer e integração para os evangélicos, famílias da região e turistas de todo o Brasil, que se alegram na doce presença de Jesus.

No evento, inteiramente gratuito e aberto para todos os públicos, foram recebidas caravanas de muitas cidades vizinhas e organizado para um público de mais de dez mil pessoas. Além das apresentações musicais, acontecem testemunhos e a pregação do Evangelho. Já houve conversão de dezenas de pessoas desde seu início.

No palco do Vem Louvar Verão já subiram atrações nacionais e internacionais de estilos e ritmos diferentes, com o mesmo objetivo: proporcionar ao público um dia dedicado ao louvor e adoração em comunidade, contando com apresentações, inclusive, de grupos locais.
O evento já faz parte da programação oficial do município. 
Vem Louvar Verão, alegria de celebrar Jesus!

ENCONTROS 
Em julho de 2000, aconteceu a implantação do Encontro de Casais com Cristo em nossa igreja, buscando restaurar casamentos e famílias através da palavra libertadora de Jesus, atingindo um público de não crentes da nossa cidade e circunvizinhas. Depois este trabalho se expandiu e foram realizados também Encontro de Jovens e de Amigos com Cristo.

MARÇO/2001
A igreja trouxe o grupo “Diante do Trono” de Belo Horizonte com 22 pessoas para realização de um evento na Concha Acústica no dia 31.03. O valor obtido na cantina do evento será destinado à construção do templo. Foram arrecadados aproximadamente 8500kg de alimentos no evento para distribuir com as entidades e com os irmãos da igreja cadastrados no Projeto Cesta do Amor. A Igreja Batista Lindinópolis foi reconhecida como sendo de utilidade pública através do Projeto nº 56/2001 da Câmara Municipal de Ilhéus, em setembro/2001.

A Missionária Marli Oliveira, enviada da Igreja Batista Lindinópolis, desenvolve há 10 anos o seu trabalho missionário no oeste da África, em Guiné-Bissau, levando as boas novas de paz, amor, liberdade e perdão àqueles que estão cativos e sedentos por um Deus Salvador, outrora ainda desconhecido. Mesmo com grandes dificuldades relacionadas às áreas de saúde, educação, assistência social e infraestrutura, Deus a tem sustentado de forma maravilhosa. Glorificamos a Deus pela vida e pelo ministério da nossa amada missionária.

PROJETO “ JESUS, ALEGRIA QUE NÃO SE ACABA” 
Em 2002, foi iniciado um projeto de evangelismo realizado na época do Carnaval. Os membros se reuniam na igreja e desciam cantando por toda a avenida, acompanhados da “bandinha”. Era feita a entrega de folhetos e um trabalho de evangelização com as pessoas que estavam em pleno carnaval. O objetivo era mostrar para as pessoas que a nossa alegria em Cristo não é passageira, é eterna.

RESGATE PARA A VIDA
O grupo Resgate para a Vida foi criado com o objetivo de ajudar jovens e adultos a se libertarem da dependência química e das atividades criminosas, transformando suas vidas e de suas famílias.

Desde a criação do Grupo Resgate para a Vida, muitas pessoas já conseguiram abandonar o mundo das drogas, da criminalidade, inclusive algumas hoje lideram movimentos e igrejas, como pastores, tendo a vida totalmente transformada.

Foram realizados trabalhos de evangelização em locais críticos com estratégias específicas, não só no Bairro da Conquista, para reabilitar jovens envolvidos com o crime.

Os testemunhos dos ex dependentes químicos e daqueles que assustavam o bairro empunhando armas, tem uma atuação multiplicadora, porque fortalecem e demonstram a possibilidade de mudança total de vida.

Nas reuniões das segundas-feiras muitas famílias desesperadas acabam levando seus filhos e parentes para que possam ouvir os testemunhos e relatos de quem já passou pela experiência do crack, de envolvimento com crimes e viram a morte de perto.

Vale ressaltar que o Grupo Resgate para Vida ainda realiza a distribuição de sopa à noite para moradores de rua, que em sua maioria são dependentes do crack e dormem debaixo de marquises e em locais sem nenhuma estrutura, em meio ao lixo. Sempre existe o convite para que eles abandonem o vício, sejam encaminhados a uma casa de recuperação e tenham suas vidas resgatadas por Jesus.


JORNADA DE ORAÇÃO
Desde o ano de 2009, de 22 de Outubro a 30 de novembro das 6h às 7h da manhã no templo da Igreja tem sido promovido a GRANDE JORNADA DE 40 DIAS DE JEJUM E ORAÇÃO EM PROL DA FAMILIA, com o tema “A Igreja de Joelhos a Família de Pé»
Oportunidade em que temos tido a participação de aproximadamente 600 pessoas clamando a Deus pelas famílias. A cada ano tem crescido o envolvimento das famílias e as intervenções de Deus, curando, restaurando, restituindo, enfim, a Jornada tem criado ambiente propício para as manifestações de Deus nas famílias da igreja e da cidade.

SIM FAMÍLIA
A Igreja Batista Lindinópolis realizou no Centro da cidade, em maio/2017, o projeto “Sim Família”, o qual consistiu no desenvolvimento de uma programação externa, visando proporcionar às famílias uma melhor qualidade de vida em suas múltiplas necessidades. Com o objetivo de levar conhecimento à comunidade de princípios e conceitos cristãos através de palestras, aconselhamentos e orientações diversas que ofereçam bem-estar física, mental e social às famílias, com distribuição de farto material gráfico contendo orientações, além de serviços como aferição arterial e glicemia, abrindo caminhos que possibilitem a viverem uma vida mais saudável.

DESPERTA DÉBORA
O Ministério Desperta Débora é composto de mães intercessoras que se reúne semanalmente para orar na igreja, além de terem o compromisso diário de orar pelos seus filhos “biológicos, adotivos e espirituais” e pela juventude.

A Igreja Batista Lindinópolis, nos últimos anos, implantou diversas melhorias com vistas a levar a palavra de Deus àqueles que a buscam. Iniciou a transmissão dos cultos dominicais nas ondas da rádio FM e realizou a transmissão ao vivo dos cultos através da internet, utilizando as redes sociais como Facebook e YouTube, alcançando pessoas não só da cidade de Ilhéus, mas também irmãos de outras cidades, estados e até países, como é o caso dos Estados Unidos, Espanha, Canadá etc, onde residem antigos membros. Os trabalhos estão em constante evolução, com o avanço tecnológico, para que haja uma efetiva comunicação entre a igreja, seus membros, visitantes e principalmente a comunidade ilheense!

Atualmente, funcionam três congregações: Esperança, Nelson Costa e Couto, expandindo o trabalho de evangelismo em vários bairros da cidade.

Em 2018, a IBL é coordenada pelo Pastor Presidente com a colaboração de mais seis pastores, que atuam como auxiliares para o bom funcionamento da Igreja, contando ainda com doze ministérios, que desempenham funções específicas e complementares, são eles: Administração, Ação Social, Comunicação, Evangelismo, Educação Cristã, Encontros, Família, Finanças e Planejamento, Jovens e Adolescentes, Música, Pequenos Grupos e Comunhão e Ministério Diaconal.


Share by: